Novidades

Ratos de Porão | Banda se apresenta em Mirassol neste sábado!

25/08/2017 23:57

Thumb imgf5431e2509204ccbb54628e4bad7934ca17e2d80
Foto: Divulgação

João Gordo sempre falou o que pensa. Nunca se prendeu a convenções ou se preocupou com a opinião dos outros. Por isso, inclusive, acabou criando muitos desafetos em sua carreira. Mas isso nunca preocupou o apresentador e músico, cujo foco sempre foi o de fazer o que achava válido, um dos segredos, segundo o próprio, para a longevidade da banda Ratos de Porão, da qual é vocalista, que se apresenta no Underground Sports Pub em Mirassol neste sábado, 26.

“Não estamos propriamente no mercado. A banda é longeva pelo fato de curtir muito esse estilo e não pelo mercado em si. A sensação de estar em cima de um palco é muito boa, é puro prazer e amor pelo punk hardcore metal”, conta João em entrevista ao Diário.

Não que João ou os membros da banda tenham se preocupando em algum momento em fazer parte do mercado ou se importem de alguma forma com o espaço cada vez mais reduzido do rock na mídia. “O rock underground nunca teve espaço, jamais. Então, para mim, não faz diferença alguma que o dito mercado perca. Ratos de Porão nunca fez parte do mainstream”, afirma.

Mas permanecer fora do mainstream não impediu que a Ratos do Porão conquistasse uma multidão de fãs e se tornasse referência no punk brasileiro, fazendo sucesso inclusive no exterior. Nesses mais de 35 anos, a Ratos de Porão acumulou e reuniu tribos e seus fãs foram se renovando.

“Nos shows, têm todo tipo de fã, desde os quarentões até a molecada nova. Pai, filho, tem skatista, heavy, moicanos, straigh edge... as gerações se renovam. E no mundo inteiro é igual, o mesmo padrão”, analisa João.

Nesse tempo, a banda também experimentou musicalmente, indo do punk para o trash e suas variações, mas a intenção continuou a mesma, sempre criar a música que eles gostariam, com o perfil contestador, de protesto e com a intenção de provocar. “O Ratos tem as ideias bem claras do que achamos da vida há muito tempo.”

O show aqui na região é o encerramento da turnê atual da banda pelo Brasil antes de embarcarem para apresentações pela América Latina. E quando perguntado sobre o que o público pode esperar dessa apresentação, João foi enfático: “O fim do mundo!”

Além da música

Apesar de muito conhecido entre o público que já acompanhava o trabalho da banda Ratos de Porão, João Gordo se tornou famoso entre as massas quando assumiu o posto de apresentador na MTV, lá em meados dos anos 1990. Foi ali, inclusive, que sua fama de encrenqueiro nasceu. João ficou na emissora por mais de dez anos.

Agora, depois de sua passagem por outros canais, João exercita sua veia apresentador no You Tube. Ele tem um canal chamado Panelaço, onde recebe convidados para entrevistas e prepara receitas ligadas ao vegetarianismo e ao veganismo.

Um projeto muito ligado à vida de João atualmente. Vegetariano há mais de dez anos, ele resolveu, nos últimos dois anos, tentar a transição para o veganismo. E o retorno do público não poderia ser melhor, conta. “O You Tube tem muito mais alcance que a MTV, tem pessoas me assistindo em Portugal, México, Japão. Em termos de alcance, o retorno é ótimo”, diz.

Agora, se a tecnologia tem sido uma excelente ferramenta para o seu lado entrevistador, João não pode dizer o mesmo para a música, mesmo com as facilidades que ela proporciona. “A gente sempre vendeu CDs e vinil. O vinil nunca saiu da nossa vida. Hoje, tudo é muito mais fácil. É comum um programa no computador que faz o trampo de uma banda inteira. Tudo fica mais fácil e acredito que parte dessa facilidade deixa tudo mais superficial... ou não. Sei lá.”

Mudou, mas nem tanto

Mesmo com todas as mudanças em sua vida, como a paternidade, o veganismo e ter largado as drogas no passado, tudo muito bem detalhado na autobiografia Viva La Vida Tosca, escrita em parceria com o jornalista André Barcinski, uma coisa continua a mesma em João Gordo, o pessimismo.

Ele mesmo se descreve como uma pessoa pessimista e isso se reflete na sua visão sobre o Brasil. “Acho que a salvação é o apocalipse. Tem que acabar com tudo para começar de novo. A minha relação com a política, hoje, é só nojo e desprezo”, afirma.

Serviço...

Show Ratos de Porão, no Underground Sports Pub, em Mirassol. Sábado, 26, às 21h. Ingressos no www.clubedoingresso.com. R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia).

Fonte: http://www.diariodaregiao.com.br

Clique aqui para ver todas as novidades